domingo, 8 de julho de 2012

Forças


 Força

“Força” é o termo usado para definir os efeitos da influência mútua entre dois corpos, cujo efeito este pode ser perceptível pelo que causa, podendo variar entre começar um movimento, diminuir um movimento já existente, sustentar ou deformar um corpo, podendo ser este corpo qualquer coisa que tenha massa.
 Existem dois tipos de força: A força de contato e a força de campo.


 Força de Contato.
 
Como o próprio nome dispõe, é a força que necessita diretamente de um contato físico entre os corpos para que esta força possa causar seus devidos efeitos. Um exemplo seria uma pessoa fazendo força para um carro entrar em movimento.

 Força de Campo.
 
É aquela que, ao contrario da força de contato, age naturalmente sem necessitar de contato físico, melhor dizendo, à distância. Um exemplo é o temo deste blog, a força da gravidade, ou então a ação de um imã sobre um prego.

 As quatro forças fundamentais do universo
 Até hoje foram identificadas apenas quatro forças no universo, sendo elas:
- A força gravitacional;
- A força forte;
- A força
electromagnética;
- A força fraca.



 A força Gravitacional.

 
Aquela com um grande poder de alcance, que nada mais é do que a força que atrai os corpos entre si, mas especificamente a força que a Terra contém para manter os corpos juntos a sua superfície. A queda de qualquer objeto que uma pessoa solte no ar é o exemplo desta força que atua sobre toda a superfície da Terra.
 Esta força não é encontrada apenas na Terra e em todos os corpos presente nela, mas, por exemplo, o nosso planeta gira em torno do Sol por conta da força gravitacional exercida pelo Sol, mantendo assim a Terra em sua órbita. 



 A força Forte.

 
Esta força é encontrada em um nível subatômico, sendo responsável dela conexão do núcleo de um átomo. Esta força é responsável pela estabilidade dos átomos e por manter, assim, as formas das coisas como nós as conheceram.

  A força Electromagnético.
 
 
É a responsável pelos fenômenos elétricos e magnético que nós conhecemos. Causada pelos corpos que contem cargas eletromagnéticas que, por sua vez, reagem entre si. Tem um longo alcance, podendo ser repulsiva ou atrativa.

 A força Fraca.

  Indicado pelo próprio nome, a força fraca contem pouca influencia e pouco alcance, sendo responsável pela radioatividade, emissão de radiação dos núcleo atômico.